Franquias para cidades pequenas é bom investimento?
Franquias para cidades pequenas.
Muitos empreendedores preferem investir em franquias nas grandes metrópoles, mas investir em franquias para cidades pequenas tem inúmeras vantagens e é sobre isso que vamos esclarecer neste artigo especial.
Nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, entre outros, certamente haverá maior quantidade de possíveis clientes e mais pessoas que podem ser impactadas pela sua franquia, por outro lado, a concorrência é mais acirrada, os custos operacionais como locação de imóvel, mão de obra e até fornecedores também são, geralmente, maiores.
Investir em cidades menores pode gerar um retorno interessante, muitas vezes com uma lucratividade um tanto quanto rentável. Apesar de atingir uma quantidade menor de pessoas, geralmente a concorrência nas pequenas cidades é menor, o valor de investimento na franquia para cidades pequenas é menor e assim o tempo para cobrir o investimento passa a ser a curto ou médio prazos.
Por isso, ao investir numa franquia, é preciso estudar muito bem o público-alvo e a concorrência presente no local de instalação.
A maioria dos empreendedores têm olhos voltados a grandes metrópoles por que existe uma inocência empresarial que leva a acreditar que as melhores oportunidades estão concentradas quase que unicamente nos grandes centros, mas isso não é verdade. Pesquisas apontam o contrário.
De acordo com especialistas do mercado financeiro e de empreendedorismo, o Brasil está passando pelo interiorização do setor. A explicação para isso é que está ocorrendo a expansão das redes de franquias que, com a escassez de locais nos grandes centros urbanos e a oportunidade oferecida pelas menores cidades, decidem investir nos pequenos municípios em busca de crescimento sustentável e obtenção de vantagens frente a concorrência, e claro, a conquista de melhores mercados consumidores.
Algo positivo que move a cadeia de valor: as franqueadoras abrangem sua presença territorial; franqueados têm melhores oportunidades de crescimento; geração de novas vagas de trabalho nos municípios pequenos.
Em entrevista para o Portal do Franchising realizada em março de 2018, o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Altino Cristofoletti Junior, revelou que o mercado de franquias está presente em mais de 40% dos municípios brasileiros e deve prosseguir com essa rápida ascensão nos próximos anos, atingindo em cheio os pequenos municípios, já que os grandes centros estão saturados. Também há o fato de que algumas cidades estão conseguindo aproveitar a crise econômica nacional para crescer e atrair investidores.
O Sebrae divulgou dado que reforça a importância de se investir em franquias para cidades pequenas. Segundo a entidade, de cada R$ 10 gastos no Brasil, R$ 4 correspondem ao consumo efetuado no interior, isto é, um mercado promissor para abrir uma franquia. Com um bom planejamento tem tudo dá para certo, não é mesmo?
Com todas essas informações chegou o momento de te ajudar a tomar a melhor decisão. Conheça as vantagens e desvantagens de investir em franquias para cidades pequenas.
As vantagens de investir em franquias para cidades pequenas
Muitas cidades pequenas espalhadas no Brasil não possuem empresas especializadas nos mais diversos segmentos. No ramo de cafeteria, por exemplo, quando especializadas, como é o caso da Empório Coisas de Minas que oferece produtos e alimentos típicos de Minas Gerais, sem sombras de dúvidas faria o maior sucesso nas cidades menores que 100 mil habitantes se tornando uma verdadeira atração e preferências entre os clientes principalmente se houver qualidade no atendimento e dos produtos.
Veja só as principais vantagens de investir em franquias para cidades pequenas.
Menor concorrência
Conforme mencionamos antes, muitas cidades brasileiras não possuem empresas especializadas, principalmente quando falamos em cafeterias e produtos típicos de Minas Gerais. Isso significa dizer que a concorrência é menor e isso facilita bastante na aquisição de novos clientes com um investimento relativamente mais compensador.
Ao escolher a cidade para investir, é importante avaliar quantos e quais são os níveis de concorrência presentes.
► Concorrência do mesmo segmento: a exemplo de cafeterias, avalie a quantidade total de estabelecimentos presente na cidade, os empreendimentos não especializados. Em seguida, verifique os diferenciais e os pontos negativos de cada um e use essas informações a seu favor.
► Concorrência direta em franquias: apesar de muitas cidades pequenas não terem grandes franquias instaladas, em alguns casos isso pode ocorrer por que muitas franqueadoras estão de olho nesse mercado e expandindo forte. Sendo assim, avalie tudo a respeito da franquia concorrente e use as informações a seu favor.
Menor investimento
Na maioria dos contratos de franquias o valor de investimento e direitos de uso da franqueadora é proporcional ou tem valores diferenciados de acordo com o número de habitantes da cidade.
Outro fator determinante é que em cidades menores demais custos também são reduzidos, por exemplo:
- Na maioria das vezes a locação de imóveis é menor que em grandes metrópoles;
- Custos com mão de obra para reformas são menores;
- Com menor investimento em publicidade é possível atingir público ainda melhor qualificado o que representa mais vendas;
Melhores condições das franqueadoras
Algumas franqueadoras estão sempre atentas ao que ocorre no mercado. Sabendo que cidades com poucos habitantes podem ser grandes fontes de negócios e vendas, as marcas investem de diversas maneiras para que investidores possam entrar com franquias duradouras em condições especiais e estratégicas.
Identidade com o interior
Quando falamos da culinária mineira é praticamente impossível não associar com a tranquilidade do interior, concorda? Só no estado de São Paulo, de acordo com o IBGE, são 572 cidades com menos de 100 mil habitantes e com menos de 50 mil habitantes o total chega a 512 cidades.
As pequenas metrópoles são conhecidas pela tranquilidade, por serem pacatas e oferecer rotina calma no dia a dia. Muitas das cidades paulistanas têm pessoas de Minas Gerais que deixaram as terras natais em busca de oportunidades no estado de São Paulo. Um campo fértil para investir na franquia da Empório Coisas de Minas.
Ter um empório ou cafeteria especializada em alimentos mineiros nessas cidades tem tudo para dar certo, combina favoravelmente com a identidade do interior, e isso resultará em muitos clientes, vendas, lucratividade e a depender da situação, o retorno mais rápido do que foi investido.
Proximidade dos produtos
Na maioria das vezes há tipos de produtos que são facilmente encontrados nas grandes cidades, forçando os consumidores a se deslocarem longas distâncias para consumir os produtos que tanto desejam.
À partir do momento que a sua franquia assume a função de aproximar produtos desejados nas pequenas cidade, há a conquista de uma boa parcela de clientes a curto prazo.
Marcas conhecidas movimentam as cidades
Em cidades pequenas, a chegada de uma marca conhecida causa um impacto positivo nos consumidores e ajuda a atrair clientes para sua nova loja franqueada. Se trabalhar de maneira estratégica questões de marketing e propaganda, a inauguração será incrível, gerará um ótimo impacto.
Esse tipo de lançamento facilmente causa repercussão na imprensa local. Os jornais das pequenas cidades, muitas vezes por falta de pautas, são mais facilmente impactados e a sua franquia acaba se tornando notícia na região de maneira mais facilitada e talvez sem a necessidade de investir com profissionais de assessoria de imprensa.
Cenário: investir em franquias em cidades de 60 mil habitantes
→ Penápolis, interior paulista
De acordo com dados do IBGE Censo de 2017, a cidade tem aproximadamente 62 mil habitantes, está localizada a 57 Km de Araçatuba (SP).
Encontramos apenas 12 cafeterias relevantes na cidade, mas nenhuma oferece gastronomia gourmet ou personalizada e produtos mineiros.
Imagine o sucesso que seu empreendimento teria na cidade sendo franqueada pela empresa Empório Coisas de Minas. Seria uma oferta incrível de alto padrão. Esse tipo de cafeteria faria um sucesso enorme, e melhor que isso, a concorrência direta quase não existe na cidade, ofereceria produtos mineiros quase que com exclusividade numa cidade do interior.
Com baixo investimento em marketing, a sua empresa impactaria as pessoas a curto prazo. Sem dúvida alguma que com o suporte da Empório Coisas de Meninas e qualidade de atendimento e dos produtos as vendas seriam gratificantes.
→ Pindamonhangaba, interior paulista
De acordo com dados do IBGE, a cidade conta com aproximadamente 164 mil habitantes. Ao que pesquisamos, há aproximadamente 15 cafeterias relevantes e médio porte. Nenhuma delas é especializada em produtos mineiros, outro caso que se sua empresa abrir franquia nesta cidade, as chances de sucesso são enormes! Grande parcela das pessoas adoram a gastronomia mineira.
Colocamos esses dois exemplos de cidades pequenas e médias para você ter uma noção das vantagens de não apenas frisar e focar nas grandes metrópoles. Atualmente passa a ser importante expandir os negócios para locais que antes não faziam parte do interesses das marcas.
Investidor, opte por cidades que ainda não possuem concorrência direta
Parece óbvio, mas a melhor oportunidade a ser avaliada é verificar, de acordo com a franquia que escolheu para investir, quais são as cidades pequenas que ainda não possuem estabelecimentos do seu segmento.
Se optar por trabalhar com empório de produtos mineiros, sendo franqueado pela Empório Coisas de Minas, selecione as principais cidades e confira quais delas não contam com esse tipo de serviço e não ofertam tais produtos diferenciados.
Empório Coisas de Minas trabalha com produtos mineiros, como geléias, pão de queijo, embutidos, entre outros. Se na cidade pretendida não há esse tipo de produto tão característico, então tenha a certeza que a sua empresa franqueada será um grande diferencial e atrairá interesses de muita gente que admira e aprecia a culinária mineira.
A cidade pode ser pequena, mas o ponto tem que ser estratégico
Muito bem, depois de realizar tantas pesquisas, avaliar possíveis concorrentes, definir os investimentos e as estratégias, assinar o contrato com a franqueadora, algo importante precisa ser muito estudado.
Não é por que vai se instalar em uma pequena cidade que qualquer ponto possa ser alugado ou adquirido. Nada disso. Não importa se é pequeno ou grande centro, a sua loja precisa estar em um ponto privilegiado, com fluxo ótimo de pessoas e principalmente que tenha tráfego do seu público alvo. Toda cidade tem os pontos com mais ou menos fluxo de pessoas, e isso deve ser levado em consideração na hora de escolher um imóvel para instalar a sua loja, entendido? Caso contrário, os clientes não vão cair do céu.
Por que uma franquia do segmento de alimentação?
Reparou que durante a leitura deste artigo nos remetemos muito a exemplos de franquias de empórios, cafeterias e ramo de alimentação? Não é por afinidade, mas sim oportunidade estratégica de negócio baseado em fatos.
Pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) apontou que o segmento de alimentação faturou R$ 184 bilhões entre os anos de 2016 e 2017. Ainda de acordo com a entidade, com 34% dos investimentos, o ramo de alimentação lidera as preferências de investidores e empreendedores que optam por franquias para iniciar atividade empresarial ou expandir os negócios.
Acredite, essa realidade se reflete também nas pequenas cidades, ao qual boa parte dos investidores de franquias também partem para o ramo de alimentos.
A justificativa é muito simples. Não importa qual seja o cenário político ou econômico do país, sempre haverá demanda para tal segmento. Outro fator muito relevante é que a taxa de retorno sobre o investimento para quem trabalha com alimentos é favorável se comparar com diversos outros segmentos de mercado.
Como um empreendedor deve iniciar atividades como franqueado
O primeiro passo é avaliar quanto custa uma franquia e para isso alguns fatores devem ser estudados.
Após preencher dados com intenções de investimento para a franqueadora e o seu perfil for aprovado, você deverá receber cópia do Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento desenvolvido pelo franqueador e que contém todas as condições do negócio e deveres.
Com tais dados em mãos, avalie o total de investimentos com a franqueadora, incluindo taxas e royalties, os custos com os mobiliários, locação ou aquisição de imóvel para sediar a sua empresa ou loja, custos com mão de obra para reformas iniciais, contratação de funcionários, estoque inicial, o capital de giro, marketing e propaganda.
Lembre-se: franquias para cidades pequenas tem vantagens em relação a custos operacionais. Se comparados a grandes metrópoles, locação de imóveis, por exemplo, tem custo bem menor e isso acaba sendo uma grande vantagem financeira. O que dizer do marketing então? Com menos você impacta muito mais possíveis clientes à sua loja.