Quanto custa uma franquia?
Quanto custa uma franquia?
Uma das principais perguntas para quem pretende investir em um empreendimento sólido é quanto custa uma franquia. Claro que a questão é pertinente para saber em quais segmentos investir de acordo o teto do investidor, mas também devemos observar outras três perguntas mais importantes:
- Qual é o retorno ou lucratividade que a franquia proporcionará?
- Em quanto tempo será possível cobrir o investimento inicial?
- Qual será a estimativa de taxa de retorno sobre o investimento? (Sobre isso vamos tratar com mais detalhes ao longo deste artigo)
O modelo de franquia se tornou uma das principais alternativas de investimento, tanto para grandes investidores quanto para pequenos empresários e empreendedores. Isso ocorre devido a algumas das principais vantagens:
- Iniciar um negócio com a credibilidade de uma marca já conhecida no mercado: existem as grandes marcas de sucesso no Brasil todo, como O Boticário, McDonald´s, Spoleto, Cacau Show, entre outras. Também há que se destacar as marcas conhecidas regionalmente que impactam maravilhosamente bem público local, como a marca Empório Coisas de Minas, conhecida em São Paulo por oferecer produtos alimentícios típicos da gastronomia mineira. Iniciar um negócio assim já tem enormes vantagens;
- Apoio e suporte do franqueador: em contrato, o franqueador oferece suporte para o sucesso do franqueado. Pode contar com uma rede otimizada de fornecedores, treinamentos para vendas e atendimentos, entre outros;
- Plano de negócios melhor definido: o franqueador oferece aos franqueados um plano de negócio já definido e padronizado, algo crucial para os novos empreendimentos e principalmente para investidores iniciantes;
- Economia em marketing: a depender do contrato, o franqueado pode fazer os próprios investimentos e estratégias de marketing no local que atua, desde que respeite as regras estabelecidas em contrato, porém, os custos de propaganda geralmente são rateados entre os franqueados da rede, com isso, haverá uma redução substancial nos investimentos e, ainda, será possível melhorar a qualidade da propaganda. A franqueadora investe no marketing da marca o que contribui para impactar clientes diretos e indiretos aos franqueados.
- Melhor rendimento do mercado: atualmente o mercado financeiro oferece várias possibilidades de investimento, como aquisição e venda de ações, títulos do tesouro direto, fundos de investimentos (como imobiliário), entre outros. A depender do tempo de aplicação, de acordo com dados do Banco do Brasil, há aplicações de renda fixa que geram aproximadamente 7% de rendimento. Já em franquias de sucesso, logicamente o rendimento é bem mais superior do que isso. Basta o investidor ter espírito de empreendedor e gestão de empresas.
Quanto custa uma franquia?
O valor de uma franquia depende de vários fatores e variam bastante de acordo com o segmento. Primeiramente, vamos entender quais são os pontos de investimentos geralmente praticados no mercado de franquias no Brasil.
Investimento inicial
Conforme prevê a lei de franquias no Brasil (lei nº 8955 de 15 de dezembro de 1994), o franqueador precisa informar o total estimado do investimento inicial necessário à aquisição, implantação e entrada em operação da franquia, o valor da taxa inicial de filiação ou taxa de franquia e de caução e o valor estimado das instalações, equipamentos e do estoque inicial e suas condições de pagamento. Além, o franqueador também precisa deixar claro quanto as taxas periódicas a serem pagas, sendo estas de livre aplicação de cada empresa/marca.
Na prática, quem pretende entrar numa franquia precisa levar em conta nas análises de investimento outros valores iniciais previstos e descritos na Circular de Oferta de Franquia (COF), trata-se de um documento desenvolvido pelo franqueador e que contém todas as condições do negócio e deveres:
- Em caso de lojas físicas, avaliar os investimentos em mobiliário e a reforma
- Estoque inicial e eventual matéria-prima
- Capital de giro: fundamental tem um rigoroso controle nas finanças necessárias para financiar questões operacionais da empresa
- Despesas com funcionários, incluindo salários, benefícios e custos trabalhistas nos casos de contratos por CLT
- A compra do direito de uso do ponto comercial
- Pró-labore: Algumas marcas preveem no plano de negócios um salário para o dono da franquia. Mesmo se houver previsão de pró-labore desde o começo da operação, certifique-se de ter uma reserva extra para possíveis imprevistos e que o valor atenda a sua necessidade pessoal, sempre tendo controle absoluto das retiradas para não misturar as finanças da empresa com as finanças ou necessidades pessoais
- Investimento em marketing local: para atrair os clientes é importante não depender apenas das campanhas publicitárias da franqueadora. Ainda mais no começo do negócio, é sempre importante calcular investimento inicial em marketing para atingir o público certo e que este público tenha conhecimento do novo empreendimento disponível
- Royalties: verifique o valor mensal que será pago de Royalties para a franqueadora e certifique-se que o valor praticado está de acordo com a média praticada no mercado para o mesmo segmento.
- Locação de imóvel: muito importante encontrar um bom ponto para abrir o empreendimento e nesse processo é necessário avaliar quais são os custos de locação. Nunca deixe de analisar se o público alvo é frequente da região que presente instalar a empresa.
Não se atente ao montante do investimento, mas sim no Retorno sobre o Investimento (ROI)
Principalmente no caso de empreendedores que pretendem investir numa franquia pela primeira vez podem cair na armadilha de se preocupar única e exclusivamente no montante de investimento sem levar em consideração a estimativa e cálculo do ROI.
ROI é uma sigla inglesa “Return over Investment” ou Retorno sobre o Investimento. Tal taxa é calculada nos mais diversos tipos de planos de negócios, desde no meio digital até nas projeções de negócios das lojas físicas.
Apesar do ROI ser um cálculo a ser utilizado em empresa em atividade, é perfeitamente possível realizar projeções para estudar investimentos em alguma franquia.
Por isso é importante verificar junto a franqueadora as seguintes informações:
- Total do valor inicial de investimento (com taxas, Royalties, etc)
- Estimativas de investimentos extras, como marketing, mobiliários, locação de imóvel, empregados, água, luz, telefone, etc.
- Estimativa de faturamento mensal e assim poderá calcular quanto tempo será necessário para cobrir o total de investimento.
Como calcular o ROI
Com todas as informações levantadas com a franqueadora, é possível realizar diversas simulações.
Supondo que nos primeiros meses a média de receita possa chegar R$ 30 mil e que os custos fixos cheguem a R$ 9 mil, então:
R$ 30 mil – R$ 9 mil dividido por R$ 9 mil x 100 = 233%
Podemos dizer que no cenário acima o retorno sobre o investimento será estimado em mais de 233%.
Com todas as informações iniciais obtidas com a franqueadora é perfeitamente possível aproveitar o cálculo do ROI para estimar os retornos sobre os investimentos, mas geralmente o ROI é utilizado com a empresa em plena atividade para calcular, mensurar e decidir as melhores estratégias de gestão para sempre manter um bom retorno lucrativo.
O que queremos dizer é que caso uma franquia chegue a R$ 100 mil de investimentos iniciais, por exemplo, e está dentro do seu orçamento previsto, jamais se impressione pelo montante, mas sim pelo quanto este montante poderá gerar mais dinheiro levando em consideração se será a médio ou longo prazo.
Somente marcas consolidadas e conhecidas no mercado é possível obter uma rentabilidade impressionante e segura. A escolha correta no segmento também é outro ponto a ser avaliado.
Por que investir em franquia do segmento de alimentação?
O segmento de alimentação é um dos que mais cresce no Brasil. Pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) apontou que o segmento de alimentação cresceu em 3% entre 2016 e 2017 e faturou R$ 184 bilhões.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) prevê um crescimento de 3% para 2018 e uma margem semelhante para 2019. Mas o ponto mais importante da pesquisa releva que o ramo da alimentação lidera as preferências dos investidores brasileiros.
O gráfico acima mostra a participação das redes por segmento. Apesar de O Boticário ser constatada como a líder em franquias, no montante, empresas ligadas a alimentação lideram as preferências de franqueados. Está acima inclusive do setor de moda, saúde beleza e bem-estar. A observar tais dados, não é mero acaso que investidores estão entrando neste segmento.
Em junho de 2017 a mesma entidade (ABF) revelou pela 11ª Pesquisa Setorial de Food Service que o segmento alimentício apresentou um crescimento de 5,5% em seu faturamento e a variação do ticket médio das redes de alimentação foi de 7,9% entre 2015 e 2016.
Fato é que determinados segmentos não se abalam facilmente por crises econômicas. Agricultura e alimentos são bons exemplo, afinal, todos precisam se alimentar e há uma grande parcela de público que não abre mão de uma culinária especializada. É o caso do Empório Coisas de Minas, que oferece produtos especializados da culinária mineira. A empresa se enquadra perfeitamente bem pelas preferências de muitos paulistanos.
Por que investir em uma franquia do ramo gastronômico mineiro?
Na hora de avaliar quanto custa uma franquia, leve em consideração a força do segmento. E melhor ainda, a segmentação da segmentação.
Vimos que o ramo de alimentos está em crescimento, apesar da crise econômica que assombra o país desde 2014, correto?. E o segmento da culinária mineira é um caso ainda mais especial.
Para ter uma noção da força que a gastronomia mineira pode representar para os negócios, quem nunca ouviu falar sobre a fama do queijo e o pão de queijo mineiro? E o que falar do famoso feijão tropeiro? O que dizer então da fama dos doces de Minas, como o doce de leite? Nossa, e o famoso café feito no coador de pano?
Sabendo disso, surgiram restaurantes especializados em comida mineira, mas ainda são poucas as marcas presentes.
Mas existe um segmento farto a ser explorado. Já pensou investir em franquia de empório ou cafeteria de produtos mineiros?
Em várias regiões do país há pessoas que são fãs da culinária mineira ou pessoas que são de Minas Gerais e que residem em outras cidades, a exemplo em São Paulo, que à partir de 1923 passou a receber grande quantidade de mineiros em busca de melhores condições de trabalho e por isso a cidade paulista conta até hoje com grande quantidade de pessoas que migram de outros estados. Esse público costuma buscar a culinária mineira, seja pela adoração plausível, pois realmente é uma ótima culinária, ou de mineiros que buscam produtos, ingredientes e matéria-prima mineiras para fazer receitas típicas da terra natal.
Investir em franquia de empório de produtos mineiros é ótima oportunidade de atingir público fiel e qualificado, um segmento muito a ser explorado.
Há quem busca inclusive cafeterias especializadas que oferecem doces e cafés típicos de Minas. Quem é franqueado da marca Empório Coisas de Minas certamente está satisfeito com a grande quantidade de clientes atendidos e claro com o faturamento.
Franquia do ramo de cafeteria em expansão no país
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que entre os anos de 2013 a 2016 surgiram em média duas redes de cafeterias por ano, totalizando 40 franquias no país. No mesmo período, os pontos de venda ligados às redes aumentaram de 782 para 862 cafeterias, o que corresponde a um crescimento de 10%.
O crescimento se deve primordialmente pelo maior interesse dos brasileiros por produtos especiais, como cafés gourmet e produtos típicos de regiões brasileiras, como a mineira. Onde há demanda, há quem invista para atingir o público desejado, sendo um campo fértil para faturar.
Ainda de acordo com ABF, as vendas de café nos estabelecimentos especiais e segmentados devem saltar de 28,1 bilhões de litros em 2014 para 32,5 bilhões de litros em 2019.
Sem sombras de dúvidas, com tais dados podemos de fato concluir que investir em franquia de cafeteria é um ótimo negócio.
Quanto custa uma franquia do Empório Coisas de Minas
É muito simples. Basta preencher o formulário Seja um Franqueado e a equipe entrará em contato para agendar uma reunião, assim poderá ter todas as informações úteis de quanto custa uma franquia Empório Coisas de Minas, regras, planos de negócios, vantagens, mais detalhes sobre o público, entre outros fatores.